terça-feira, 5 de julho de 2011

Limão: um grande aliado do emagrecimento

Uma dica super legal que recebi da minha nutricionista Liliana Gross foi tomar um suco de água com limão, em jejum. Eu sempre gostei dessa receitinha para combater azia e substituir o refri quando comemos algo meio gorduroso, tipo churrasco. Não sabia que o limão seria um aliado do emagrecimento e do bem estar. Segundo a nutri ele tem função adstringente, atuando na limpeza do organismo, é diurético e rico em vitamina C (que além de ser ótimo pra imunidade, ainda é antioxidante, ajuda a pele e muito mais).  









Então, como sou curiosa, fui atrás de mais detalhes sobre essa fruta e acabei descobrindo que existe até uma dieta do limão, na qual o segredo é também tomar um copo do suco em jejum. Diz a fonte, que cuidando a alimentação e fazendo esse desjejum azedinho, podemos eliminar até 8 quilos em um mês. Eu não acredito em tanto, mas achei bem interessante os benefícios da fruta:


Desintoxica: O limão deixa o ph do sangue mais alcalino, o que favorece o trabalho das enzimas responsáveis pela eliminação de toxinas.

Diminui o armazenamento de gordura: A casca é rica em monoterpenos, moléculas dos óleos cítricos que penetram com facilidade em tecidos e células do corpo, ajudando a regular a absorção de açúcares e o armazenamento de gordura.

Diurética: O potássio contido na fruta auxilia na eliminação de sódio, o que facilita a produção de urina.
Acelera a digestão: A acidez do limão ajuda na quebra das moléculas de proteína, facilitando o processo de digestão dos alimentos ingeridos.
Aumenta a sensação de saciedade: Efeito alcançado graças à grande concentração de pectina - uma fibra solúvel que aumenta a sensação de saciedade.

Detalhe importante: O suco deve ser feito com água gelada, para quem está no RS, a água natural já está bem. A água gelada é termogênica, ou seja, faz nosso organismo gerar calor e, consequentemente, perder calorias. Para absorvê-la, nosso corpo faz um grande esforço, pois precisa elevar sua temperatura até os 39º C. Aliás, diz a fonte que bebendo de seis a oito copos de água gelada (em torno de 5º C) todos os dias - fora das refeições - você gasta 200 calorias (to nude com essa)! 

Receitinha: Faça o suco com um copo (200 ml) de água gelada, o suco de 1 limão e adoçante (se precisar, eu não uso).

Fontes: Nutricionista Liliana Gross e site M de Mulher

3 comentários:

  1. é bem bom mesmo!!! Eu gosto de um suco de limão! Adolfo.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Tbm sou do sul, e tm to na guerra contra o peso, bora trocar ideias e incentivos??
    beijus
    http://melancia-meuemagrecimento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. OLá, vamos sim.....curte no face: https://www.facebook.com/minhaguerracontraopeso

    Beijos

    ResponderExcluir