sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Banana na dieta: pode ou não pode?

Banana é uma delícia, com canela e aveia então (hummmm....) sinto que estou comendo um doce! Mata a fome, sacia, tira a gana pelo açúcar. Mas é uma boa ideia para quem está na guerra contra o peso? 

Essa semana me disseram: cuida que banana engorda! Opa, como assim? Vamos buscar informações então! Para isso, entrevistei uma das mais bem sucedidas nutricionistas da minha região, a Luciana Cruz. Com a orientação dela muitas pessoas conseguiram mudar de vida e vencer a obesidade. 

Confira:  

1 - Banana Engorda?
Eu acredito muito no momento ideal de consumir um alimento e quanto deste alimento estamos consumindo. Então, nós fazemos do alimento um estímulo positivo ao corpo ou um estímulo negativo. Por isso, a banana entra num perfil de dieta tanto para aumentar volume, como numa dieta de emagrecimento. Falando em emagrecimento, ela não engorda, faço várias combinações com ela nas dietas desse perfil, mas tenho cautela nas quantidades e horários.
2 - Qual o horário melhor para consumir a fruta? É bom para o pré-treino? Deve ser aliada a algum carboidrato como aveia, por exemplo?
Temos muitas variáveis em seu momento de consumo. Depende muito da rotina alimentar da pessoa. Ela pode entrar num café da manhã quando a pessoa não consome pão ou outro carboidrato, ela pode entra em algum lanche intermediário e isso sempre com uma boa fonte de proteína para melhor absorção destes alimentos. A banana é um excelente pré treino e como é uma fruta de índice glicêmico moderado a alto (ou seja de absorção da frutose – seu açúcar – mais para rápida) a adição da aveia (por ser um carboidrato de lenta absorção), torna uma boa combinação de fonte de energia aos treinos fazendo uma moderação de índices glicêmicos evitando picos de açúcar ao organismo. Mas tudo isso, depende do individuo, do momento do treino e do nível de intensidade da atividade.

3 - É melhor comer uma banana, uma maçã ou qual outra fruta durante a dieta?
O tipo de fruta a ser optado na dieta, pode ser bem variado. Não temos vilões e mocinhos, insisto na coerência das escolhas. Uma fruta com mais fibra, mais carbo pode ser um bom pré treino, pode estar combinada com uma boa proteína de alto valor biológico num pós treino. Uma fruta rica em gordura, como o abacate está sendo bem estimulado em algumas dietas por melhorar perfis lipídicos e uma fonte de energia boa também. Temos que conhecer o que estamos consumindo e tirar o melhor proveito dentro do melhor momento.

4 - Banana pode ser consumida à noite quando bate aquela fome na ceia?
Depende, falo muito no depende porque? A nutrição trabalha muito com individualidade biológica, então o que hoje é bom para mim na gestação, talvez possa ser bom para uma pessoa que está entrando de leve numa adaptação a um programa alimentar, mas pode não ser tão legal para um diabético, para um atleta em redução de percentual de gordura, e também vai depender do nível de atividade do individuo. Eu tenho minhas restrições a noite com frutas, num perfil de redução de gordura, porém depende das combinações que fiz com meu paciente, então tu pode encontrar uma dieta minha com uma fruta a noite, porque não?

5 - Quais os benefícios da banana para quem está de dieta para emagrecer?
Seus benefícios aliados ao emagrecimento são: boa fonte de energia para o treino, uma fruta rica em fibras, minerais e vitaminas, complementa um lanche intermediário, pode ser usada numa combinação como as panquequinhas proteicas junto com a alfarroba, para aliviar a vontade dos doces. Enfim, podemos ter muitos benefícios, fazendo o uso correto desta deliciosa fruta.

Obrigada Luciana pela entrevista. Quem quiser contactá-la ou ver mais dicas da profissional, siga a Fan Page dela no Facebook: Luciana Cruz Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário