segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Dieta Dukan vale a pena?

A oferta de dietas no mercado é imensa. Já fiz várias e algumas realmente dão certo. Sempre digo uma coisa para quem me pergunta e até para mim mesma: quase todas as dietas dão certo, desde que você faça. Simples né? No fundo todo mundo espera que o resultado caia do céu e infelizmente, sem alguns meses de foco, o IMC não vai baixar.

Quando resolvi lá por agosto que iria voltar a busca pela saúde e consequentemente emagrecer, optei por uma dieta super da moda, muito controversa, mas que sim, dá certo! Não sou nutricionista e nem quero indicar que vocês utilizem essa dieta. Acredito que todo mundo deva buscar ajuda profissional, mas relato aqui uma experiência pessoal.

Dieta Dukan

A Dieta Dukan (DD) é uma nova versão da badalada (que eu fiz várias vezes), Dieta de South Beach. O médico francês, publicou o livro "Eu não consigo emagrecer" e causou uma revolução. Mais uma dieta dessas que retiram o carboidrato simples e com isso o resultado vem voando.

Fiz a Fase Ataque da DD e em 10 dias mandei embora 5 quilos, porém abandonei e não passei para a Fase Cruzeiro, na qual se perde peso mais devagar por mais tempo.



Como funciona:

O primeiro passo é ler o livro. Se você não tem, dá uma catada que existem pdfs por aí. Sem ler o livro você não vai entender o funcionamento da dieta e fatores importantes como os exercícios e a água. Ponto! Leia o livro!

No Facebook existem muitas fan pages e grupos de auxílio (digite Dukan no search). Por lá rolam receitas, dicas, conselhos e conversas que podem ajudar as dukanianas no processo. Se você não ler o livro e fizer perguntinhas óbvias vai levar bronca das meninas, então xô preguiça e vai ler. São impressionantes e empolgantes os antes e depois postados e as histórias de sucesso. Muita gente emagrecendo e ficando feliz.

O app Magrelinhas também é bem legal para pegar receitas. Vale a pena baixar.

Tá, mas como funciona na prática?

Falarei em poucas palavras por acreditar que todos devem sempre estudar antes de entrar em um método, ou seja, não use esse post para iniciar sua dieta, a verdadeira fonte é o próprio Dr. Dukan. Comece calculando seu peso no site do Dukan (clique aqui), onde você faz uma inscrição e eles calculam quanto devem emagrecer em cada fase. A partir disso, vá se informar dos alimentos que cada fase permite no livro e nas listas que tem nas fan pages e grupos. Isso é sério, estude os alimentos permitidos e os tolerados em pequenas quantidades.

Na primeira, Fase Ataque (o tempo é determinado pela balança do site Dukan de acordo com a necessidade de cada um), é o momento de dar um susto no corpo, mandar ele se ligar que você parou com a palhaçada. Praticamente são liberadas apenas proteínas magras (carnes, ovos, frios), leite e derivados em versão zero, 1 colher de farelo de aveia e 1 colher farelo de trigo por dia. Parece loucura? Então veja só cada receita inacreditável que as pessoas criam somente com isso. Tem até pão, panqueca e bolo!

Na segunda, Fase Cruzeiro, onde a pessoa vai ficar até atingir o peso que quer (alguns meses), incluem-se os legumes, mas tem uma lista a ser observada e nela constam alguns itens como Proteína Isolada de Soja e Farinha de Glúten (quantidades pequenas que resultam em receitinhas leves, até macarrão dá pra fazer). Nessa etapa a vida volta a ser linda e você pode inventar receitas mil, sopinhas, sucos e continuar com os itens da fase 1. É assim que você aprende a dar valor aqueles legumes negligenciados pela má alimentação. E com a perda de peso da fase 1, vai estar animadinha para seguir em frente.

A terceira, consolidação, é a fase em que você já emagreceu, mas seu corpo precisa entender isso por um tempo. Afinal, toda dieta tende a dar errado se você não mudar de hábitos e desandar depois que emagrecer. Nesse momento, inclui-se frutas e uma refeição de gala na semana, o famoso pé na jaca, mas estando em um novo momento da vida, você saberá fazer boas escolhas certamente.

Exercícios: Dukan indica na Fase Ataque 20 minutos de caminhada e muita água. São dois detalhes fundamentais para dar certo. Embora possa parecer que estar sem carbo vai dar fraqueza para os exercícios, lembre-se que você tem as colheres de farelos (aveia e trigo) para fazer seu pré-treino. Foco no Farelo!

Lembre-se, nada é unânime e tudo precisa de boa orientação e de observação. Muitas pessoas se adaptaram perfeitamente a Dieta Dukan e levam como um estilo de vida. Tenho duas amigas musas inspiradoras, a Geórgia e a Geraldini, que estão divando e arrasando nas receitinhas Dukan. Pra mim, foi legal, mas eu desisti por uma opção pessoal mesmo. São escolhas de caminho! O importante é fazer alguma coisa por você e não desistir no primeiro obstáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário