sexta-feira, 7 de novembro de 2014

O estalo

Então cheguei aos 87 quilos com meus 1,58 m. Meu rosto mudou de forma, meu corpo deixou de ser da gordinha e passou a ser da obesa. Várias pessoas começaram a dizer coisas que me magoaram (mas não as culpo de forma alguma, são paradigmas da sociedade), as roupas (mesmo aquelas de depois dos 75 quilos) já não entravam mais, eu não me reconhecia. Vários fatores foram necessários até que eu me desse conta de que estava no meu limite. É o famoso estalo!

Todo mundo que emagrece conhece essa história. Do nada, algum botão é acionado no nosso cérebro e resolvemos que chegou o momento. Não adianta marido, amigos, família falar, o estalo vem de dentro e não tem uma fórmula. Quando ele acontece, ótimo; quando ele demora, a gente sofre mais tempo. O meu estalo aconteceu há poucos dias e por isso resolvi colocar esse blog de volta ao ar.

Ser gordinha não é um problema se você está feliz assim. Conheço gordinhas mais bonitas e alegres do que pessoas saradas de academia. Por isso, não há regras nesse assunto, o certo pra um não é para outro. Para mim, não é uma coisa boa estar gorda, pois além de afetar minha autoestima, fez mal para minha saúde quase de forma irreversível e isso contou contos para recomeçar.



Uma coisa que talvez possa ajudar a chegada do estalo é se olhar. Se colocar sem roupa na frente de um grande espelho e apenas observar, sem crítica, sem emoção, sem culpa, sem cobrança, sem distorções de imagem. Observe! Reflita que essa gordura não faz parte do seu corpo, é algo que está ali por fatores diversos que envolvem não só a comida e sedentarismo, mas as emoções também. Afinal, obesidade pode ter fatores psicossomáticos.

Uma das coisas que me ajudou a ter o estalo foi ler um texto indicado pela minha professora de Yoga. Lembrando que só escrevo aqui no blog coisas que fiz/testei, acredito que um bom começo é fazer essa leitura do texto da Cristina Cairo, especialista em Linguagem Corporal. Seja sincera consigo mesma e tudo dará certo. Clique aqui, leia, reflita, vá pra o espelho e se der o estalo não permita que a empolgação passe. Todo dia é dia de começar de novo! Bora?



Nenhum comentário:

Postar um comentário